Trabalhadores da Tech Casa paralisam obras do “Residencial das Rosas” por atraso no pagamento

(Foto - Juliano Cidro)
(Foto - Juliano Cidro)

Aproximadamente 100 funcionários da Empresa Tech Casa interromperam suas atividades no dia 9 de dezembro, terça-feira, em protesto contra o atraso no pagamento. Desde então as obras do Residencial das Rosas, no Jardim Bela Vista, estão paralisadas.

Não é a primeira vez que isso acontece, aliás, há meses isso tem sido bastante frequente; ora é pagamento atrasado, ora é vale alimentação que não sai, ora é a multa do FGTS (40%) que não é depositado e por aí vai. Todo começo de mês é essa angústia: o dinheiro só sai com muita pressão do Sindicato.

E fazer pressão, quando o trabalhador tem razão, faz parte da nossa atuação. Por isso, todas as vezes que o trabalhador precisar ele sabe que pode nos procurar.

No caso da Tech Casa, os funcionários não decretaram greve, apenas paralisaram as atividades em um ato de protesto pelo atraso nos pagamentos acima citados. Por isso o Sindicato aguarda o posicionamento, tanto dos patrões quanto dos empregados, para então agir. Intermediar: essa é a função do Sindicato e é assim que temos norteado nosso trabalho.

Tanto é que, assim que os trabalhadores fizeram contato com o sindicato, o diretor Marcelo Barbosa esteve na obra, conversou com as duas partes e o pagamento foi feito.

 

Construtora Beserra: Parcelamento da rescisão de contrato não é pago e trabalhadores ficam na mão

Segundo patrões, trabalhadores não receberam porque a Prefeitura não repassou a verba para a empresa

Concluídas as casas do Itapeva F, em setembro deste ano, a Construtora Beserra informou aos trabalhadores que não tinha dinheiro para pagá-los, não depositou o FGTS e parcelou a rescisão dos mesmos em seis meses. E, para completar, a primeira parcela seria paga somente em 30 dias.

De fato, a primeira parcela foi paga em outubro, porém, os trabalhadores estão reclamando o atraso da parcela vencida em novembro. De acordo com o empresário Bruno Beserra, os trabalhadores não receberam porque a Prefeitura de Itapeva não repassou a verba para a empresa.

E nesse jogo de empurra daqui, segura dali, o Sindicato se mantém em estado de negociação desde agosto deste ano, defendendo os trabalhadores e buscando soluções junto aos empresários e ao poder público.

O que precisa ficar claro é que a obrigação do Sindicato não é fazer o pagamento dos trabalhadores; esse é o papel do patrão. O que o Sindicato faz é intermediar as negociações das categorias que representa, exigindo o cumprimento dos direitos trabalhistas.

Durante o último encontro de funcionários e empresários da Beserra os diretores do Sindicato avisaram aos trabalhadores para não assinarem o documento de parcelamento da rescisão, até porque todos sabem que esse procedimento está totalmente ilegal. No entanto, assim que os diretores deixaram a referida reunião, os trabalhadores decidiram assinar o documento, concordando com os termos e confiando que a Empresa Beserra faria o pagamento. Cabe lembrar que todos os trabalhadores têm menos de um ano de trabalho e a empresa fica desobrigada de fazer a rescisão no Sindicato.

O Sinticom não quer adotar o discurso costumeiro para esses casos e dizer “eu bem que avisei”. Além de nada resolver, não faz parte de nossa conduta agir assim. O Departamento Jurídico do Sindicato está à disposição, conforme já foi conversado com os trabalhadores.

Se a Empresa diz que não pagou porque não recebeu da Administração Pública, cabe a nós como representantes da categoria, propor uma nova rodada de negociação com todos os envolvidos.

Com a palavra, o senhor Prefeito Municipal.

Entre em contato
(15) 3522-1710

Av. Paulina de Moraes, 177, Vila Ophelia
Itapeva/SP - CEP: 18400-818

Acompanhe a SINTICOM Itapeva
facebook.com/sinticom.sindicato


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sticmitapeva/www/wp-includes/functions.php on line 3707

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sticmitapeva/www/wp-includes/functions.php on line 3707